domingo, março 20, 2011

Catedral de São Sava

Olá,hoje trago a vocês,uma bonita,porém incompleta igreja localizada na Sérvia.


Catedral de São Sava é uma igreja ortodoxa em Belgrado, na Sérvia, a maior catedral ortodoxa nos Balcãs, e uma das maiores catedrais ortodoxas no mundo. A igreja é dedicada a São Sava, fundador da Igreja Ortodoxa Sérvia e uma figura importante na Sérvia medieval. Ela é construída no planalto Vracar, no local onde seus restos foram queimados em 1595 pelo Sinan do Império Otomano Pasha. Da sua localização, ela domina a paisagem de Belgrado, e é talvez o edifício mais monumental da cidade. A construção da estrutura da igreja está sendo financiado exclusivamente por doações. A casa paroquial está próxima, como será o edifício projetado patriarcal.Não é uma catedral, no sentido técnico eclesiástica, pois não é a sede de um bispo (a sede do Bispo Metropolita de Belgrado é a Catedral de St. Michael's). Em sérvio é chamada a hram (templo), na ortodoxia oriental que é um outro nome para Igreja.Ele é usualmente chamado de catedral por causa do tamanho e importância.

Arquitetura


A igreja é planejada centralmente, tendo a forma de uma cruz grega. Possui uma grande cúpula central apoiada em quatro pendentives de cada lado e sustentada por uma cúpula semi-menor sobre uma cabeceira. Abaixo de cada cúpula existe uma galeria com suporte em uma arcada.

A cúpula tem 70 m de altura, enquanto a principal cruz de ouro chapeado tem 12 m de altura, que dá um total de 82 m de altura até a Catedral de São Sava. O pico é de 134 m (439,6 pés) acima do nível do mar (64 m [210 m] acima do rio Sava); Portanto, a igreja tem uma posição dominante na paisagem urbana de Belgrado e é visível de todas as abordagens para a cidade.A igreja tem 91 m (298,5 pés) de comprimento de leste a oeste e 81 m (265,7 pés) de norte a sul.Tem 70 m (229,65 m) de altura, com as extensões da cruz são banhadas a ouro por mais de 12 metros (39,4 ft). Sua cúpula tem 18 cruzes douradas de diversos tamanhos.Tem uma superfície de 3.500 metros quadrados no piso térreo, com três galerias de 1.500 m2 no primeiro nível, e de 120 m2 galeria no segundo nível. A Catedral pode receber 10,000 fiéis a qualquer momento. Os assentos para o coro suporta cerca de 800 cantores. A base contém uma cripta, o tesouro de São Sava, o túmulo e a Igreja de São Lázaro Hieromártir, com uma superfície total de 1.800 m2.

A fachada é em mármore branco e granito e, quando terminar, o interior será de mosaicos decorativos. A cúpula central irá conter um mosaico de Cristo Pantocrator. Para dar uma idéia de uma escala monumental,os olhos de cada um terá de cerca de 4 metros de largura.

História

Trezentos anos depois do incêndio de São Sava permanece,em 1895,a sociedade sugeriu o local para a construção da Catedral de São Sava em Vracar,e foi fundada em Belgrado.Seu objetivo era construir uma catedral,no local da queimadura.Uma pequena igreja foi construída no local futuro da catedral, e que  foi transferido mais tarde para  construção desta Catedral,que então pode começar.

Em 1905, foi lançado um concurso público para concepção da igreja, todas as cinco candidaturas recebidas eram rejeitados como não eram boas o suficiente.Logo,as fugas da Primeira Guerra Balcânica, em 1912, e posterior Segunda Guerra dos Bálcãs e a Primeira Guerra Mundial,fizeram parar todas as construções sobre as atividades da igreja. Depois da guerra, em 1919,a sociedade foi re-estabelecida. Novos designs para ela foram feitos,e em 1926, desta vez, recebeu 22 inscrições. Embora as primeiro prémio e terceiro não foram premiados o projeto em segundo lugar, feito pelo arquiteto Aleksandar Deroko, foi escolhido para a construção da Catedral.Quarenta anos após a idéia inicial, a construção da igreja começou em 10 de maio de 1935, 340 anos após as queima de São Sava ainda permanecia.A pedra fundamental assentada pelo bispo foi Gavrilo Dožić-Medenica (o futuro Patriarca sérvio Gavrilo V). O projeto foi desenhado por Aleksandar Deroko Nestorović e Bogdan, auxiliado pelo engenheiro civil Vojislav Zađina.O trabalho durou até a Segunda Guerra Mundial e até com a invasão da linha central da Jugoslávia em 1941. A fundação da igreja tinha sido concluída, e as muralhas erguidas à altura de 7 e 11 metros. Após o bombardeio de Belgrado 1941, os trabalhos cessaram por completo.

O exército de ocupação alemão usou as igrejas inacabadas como um estacionamento,enquanto em 1944 as partidários e o Exército Vermelho utilizados com a finalidade de exame. Mais tarde, foi utilizado para o armazenamento por diversas empresas.A sociedade esqueceu a construção da catedral que deixou de existir e não foi revivido.
Em 1958, o patriarca alemão renovou a idéia de construir a igreja.Após 88 pedidos de continuação da recusa de construção e, como muitos,a permissão para o acabamento do edifício,foi adjudicada em 1984,e Branko Pešić foi escolhido como o arquiteto da nova igreja. Ele refez as projetos originais para fazer melhor uso de novos materiais e técnicas construtivas Começou a construção do edifício novo em 12 de agosto de 1985. Foram erguidas as paredes até a altura máxima de 40 metros.A maior conquista do processo de construção,foi o levantamento  4,000 toneladas da cúpula central,que foi construída no terreno, juntamente com as placas de cobre e da cruz, e posteriormente levantadas nas paredes.O restauro,que levou quarenta dias,foi concluído em 26 de junho de 1989.A partir de 2009,a igreja está quase completa. Teve os sinos e as janelas instaladas, bem como a fachada concluída.No entanto,o trabalho na decoração interna do edifício,ainda continua incompleta.

E ai,o que acharam?Ela a noite fica realmente muito bonita.Escreva nos comentários o que você achou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário